x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 27

acessos 16.812

APOIO FINANCEIRO RS - SUSPENSO POR AUDITORIA

Élvio Boranga

Élvio Boranga

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 semanas Segunda-Feira | 8 julho 2024 | 13:21

Boa tarde, sou do RS, fiz o cadastro de algumas empresas para que os funcionários recebessem o apoio financeiro de um salário mínimo.
Mas em todos os casos aparece na carteira digital de cada um como NOTIFICADO - SUSPENSO POR AUDITORIA.
Alguém teve este problema?


Obrigado.

MONICA FAVERO

Monica Favero

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 semanas Segunda-Feira | 8 julho 2024 | 17:31

boa tarde
estamos com a mesma situação aqui, em algumas carteiras digitais diz suspenso por auditoria motivo 2 e outras notificado, ligamos no ministerio e não souberam informar o que seria, orientaram a ir presencialmente no SINE.

EDINA CRISTIANE DA SILVA

Edina Cristiane da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 semanas Segunda-Feira | 8 julho 2024 | 18:00

Olá, também sou do RS e estou na mesma situação. Mesmas mensagens e pagtos suspensos. Já tentamos todos os contatos diponíveis mas até agora nade de resposta.  Sabemos que não tem nada relacionado com os cadastros ou descumprimentos da portaria 991 pois as empresas que tivemos essas mensagens estão totalmente em dia.  Se alguém tiver alguma luz por favor compartilhe? Abraços. 

MAURICIO

Mauricio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 semanas Segunda-Feira | 8 julho 2024 | 18:35

Aqui a mesma situação acima, na consulta ao site pela empresa, consta como "processado" e ao lado de cada colaborador aparece "notificado". Alguns desses trabalhadores visualizaram na ctps digital que consta como "suspensa por auditoria 2".
Alguém sabe se a empresa fez algo de errado num caso como este?

Élvio Boranga

Élvio Boranga

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 semanas Segunda-Feira | 8 julho 2024 | 23:14

Obrigado pelas respostas.
Realmente é uma situação até de indignação, pois a empresa tem 14 funcionários, e está dentro da Estação Rodoviária de Porto Alegre, onde perdeu tudo.
Achei muito mal formulado este tal apoio financeiro.

Karina Pontes Grando

Karina Pontes Grando

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente
há 7 semanas Quarta-Feira | 10 julho 2024 | 10:00

Pessoal, 

Tivemos atualização quanto à esta demanda ontem no final do dia. O status "SUSPENSO POR AUDITORIA 2" quer dizer que há alguma pendência junto à RFB. Caso haja algum parcelamento ou não haja pendência, fomos orientados para encaminhar documentação para o seguinte e-mail: @Oculto.

Williams Meirelles

Williams Meirelles

Iniciante DIVISÃO 2, Controller
há 7 semanas Quarta-Feira | 10 julho 2024 | 10:33

Na gaúcha hoje pela manhã finalmente disseram do que se trata: empresas que aderiram aos parcelamentos oriundos das enchentes, estão ficando neste status por problemas da RBF em identificar que se tratam de parcelamentos e não simplesmente inadimplência. E não temos culpa nenhuma e pagamos o preço por erro deles mesmos!

Daiana Silva

Daiana Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 semanas Quarta-Feira | 10 julho 2024 | 15:46

Considerando os inúmeros indeferimentos à adesão ao Apoio Financeiro, instituído pela Medida Provisória nº 1.230/2024, alterada pela Medida Provisória nº 1.234/2024 e regulamentada pela Portaria MTE nº 991/2024, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE-RS) esclarece o que segue.
As empresas que foram DIRETAMENTE ATINGIDAS (que estão dentro da mancha de inundação e de deslizamentos e/ou que foram atingidas pelas águas da enchente) pelos eventos climáticos ocorridos no Estado do Rio Grande do Sul e que tiveram o requerimento de adesão ao Apoio Financeiro INDEFERIDO deverão entrar com recurso junto ao gabinete da SRTE-RS, no endereço eletrônico @Oculto, contendo os seguintes documentos:
1 - Relatório fotográfico que identifique o estabelecimento e a área diretamente atingida;
2 - Coordenadas geográficas do local atingido;
3 - Formulário de Informações do Desastre (FIDE) da Defesa Civil (municipal ou estadual) ou Declaração da Defesa Civil Municipal.
Os empregados das empresas cujos recursos forem aprovados receberão o valor do benefício dia 22/07/2024.
Por fim, é fundamental observar o disposto o disposto no Art. 14 da Portaria MTE n° 991/2024, que estabelece que os empregados de empregadores em débito com o sistema da seguridade social não receberão o referido Apoio Financeiro.

Daiana Silva

Daiana Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 semanas Quinta-Feira | 11 julho 2024 | 16:52

Enviei um e-mail a SRTE/RS – Gabinete da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS <@Oculto> e Gerson Soares Pinto <@Oculto>, solicitando a revisão da adesão e o retorno foi que "A empresa está com o pedido de adesão indeferido decorrente de débitos com a SRFB, por favor, me mande cópia da Certidão Negativa ou a Positiva com Efeito de Negativa."

Valdir Gonçalves

Valdir Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 semanas Sexta-Feira | 19 julho 2024 | 12:01

Olá. Respondendo ao Sávio e a quem mais tiver na dúvida, todas as empresas que estava Suspensas Por Auditoria apresentaram por e-mail a CND e a foto do mapa, mais as coordenadas geográficas, e o recurso foi aceito. Agora o Status no site saiu de Notificado para Processado. Enviei as CNDs no dia 15/07.

Abraço.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 5 semanas Terça-Feira | 23 julho 2024 | 09:51

Suzan Moraes,
Os empregados de um cliente receberam essa notificação "Suspensa por Auditoria 3". Mandei ontem mensagem para os e-mails que o pessoal citou acima, e uma reclamação para o Fala.BR. Sem resposta ainda.

Amabile Aparecida da Rosa

Amabile Aparecida da Rosa

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 5 semanas Quarta-Feira | 24 julho 2024 | 16:10

Boa tarde, Pessoal. Tivemos colaboradores que apareceu a mesma mensagem "Suspensa Auditoria 3" onde fiz um chamado na CEF ( sem retorno até agora), chamado junto ao Fala.BR ( sem resposta até agora) e o e-mail @Oculto, onde ja responderam nos solicitando a CND mais não responderam nada depois do envio. Estamos no aguardo.

Lindiana Ferro

Lindiana Ferro

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 5 semanas Quinta-Feira | 25 julho 2024 | 14:29

Boa tarde
Nossa empresa está passando pelo mesmo problema de muitas empresas pelo visto. Fizemos nosso cadastro dia 21/06/24 para receber o apoio financeiro para os colaboradores. Até o final de Junho constava na CTPS digital a informação de valor e data de pgto das parcelas. Mas alguns dias após estas informações sumiram e ficou somente a mensagem de "Suspensa por Auditora 2", tentei contato com todas as Secretarias e Ministerio do Trabalho de Porto Alegre e nenhuma sabia informar nada. Então liguei no número 153 onde a atendente me soliciu abrir chamado na plataforma do FalaBr para verificar o porque do bloqueio do pagamento do benefício.

Abri o chamando no FalaBr e nós deram o seguinte retorno
RespostaOlá,
As notificações de Auditoria 1 são para casos em que o CNPJ está baixado ou nulo ou diferente de ativo, nos termos do inciso III do artigo 9° da Portaria MTE 991, de 2024.
Já as notificações de Auditoria 2 são para casos em que a empresa possui débitos com o sistema da seguridade social, nos termos do art. 195, § 3º, da Constituição Federal, conforme disposto no artigo 14 da Portaria MTE 991/2024."


Só que esta pendência que constava era devido a empresa ter migrado para o parcelamento do SOS Rio Grande, que foi um beneficio concedido pelo governo para as empresas.

Peguei toda documentação comprobatória de que estavamos regularizados e abri novo chamando, só que até agora nada de retorno do FalaBr.

Fui presencialmente a Superintendencia Regional Do Trabalho E Emprego de Porto Alegre na Av Mauá 1013 para trocolar chamado para revisão e liberação do benefício.

Estou aguardando agora um retorno da Superintendencia e do FalaBr para os protocolos que Abri, pois a empresa estava cadastrada no primeiro lote de pagamento, e até agora nada.

Lindiana Ferro

Lindiana Ferro

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 4 semanas Segunda-Feira | 29 julho 2024 | 09:48

Bom dia.

ALguém já teve o benefício liberado após a informação de "Suspensa por Auditoria 2" ?

Pergunto pois estamos desde o inicio de Julho tentando a liberação do Benefício, e até agora nada. Já fizemos vários chamados no FalaBR, fui presencialmente na Superintendencia do MTE de Porto Alegre e protocoloquei chamado, enviei e-mail aos endereços informados aqui < @Oculto > e < @Oculto > e nada.

Maria Souza

Maria Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 4 semanas Segunda-Feira | 29 julho 2024 | 15:24

Boa tarde. Nossa empresa ainda consta ao lado do nome dos funcionários "NOTIFICADO", isto que ja aparecia data para pagamento na CTPS dos funcionários, constando como PROCESSADO e no dia do "recebimento" sumiu, constando Notificado. Não recebemos nenhuma resposta do MTE, e avisamos que não sabemos como vamos continuar a atividade se não tivermos "pelo menos" este apoio. Além de estarmos numa situação EXTREMAMENTE difícil ainda temos que ficar mendigando por um auxílio, que mais nos parece um "fake news". É desesperador!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 4 semanas Terça-Feira | 30 julho 2024 | 13:55

Boa tarde!
Acabei de verificar no Portal e voltou a ficar como processado (depois de iniciar como "processado" e mudar para "notificado"). Só falta confirmar se na CTPS Digital dos camaradas aparece como parcela liberada.
Eu tinha enviado mensagem para o e-mail da SRTE anexando a certidão positiva com efeitos de negativa da empresa. Não me responderam, mas hoje alterou o Portal.
Espero que seja definitivo e não outro "alarme falso".

Lindiana Ferro

Lindiana Ferro

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 3 semanas Segunda-Feira | 5 agosto 2024 | 11:56

Bom dia

Tivemos estes dois retornos no FalaBR referente aos protocolos que abrimos anexando as informações de que a empresa não possuia débitos e que esta apta a liberação do Benefício.

Este retorno foi dado no segundo protocolo, onde informamos que não havia débitos e que o erro se deu devido a migração de um parcelamento que a fez para aderir ao SOS Rio Grande.

"RespostaPrezado,

Os empregadores notificados por esta situação já estão sendo analisados pela Receita Federal do Brasil para identificação da inexistência de débitos junto à seguridade social, com previsão de pagamento das duas parcelas do Apoio Financeiro para os trabalhadores das empresas sem débito no dia 05/08/2024.

Assim, solicitamos a gentileza de aguardar até essa data, pelo app da CTPS digital.

Att,

Ouvidoria do Minis´tério do Trabalho e Emprego"


Este foi o terceiro retorno do FalaBR, ao chamado aberto anexando as CNDs da empresa e todos documentos informando que inexiste pendências.

"RespostaPrezado,

Os empregadores notificados por esta situação já estão sendo analisados pela Receita Federal do Brasil para identificação da inexistência de débitos junto à seguridade social, com previsão de pagamento das duas parcelas do Apoio Financeiro para os trabalhadores das empresas sem débito no dia 02/08/2024.

Após essa data, se não forem emitidas as parcelas é porque foi identificado débitos para o CNPJ.

Att,

Ouvidoria do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE"

OU seja, estão brincando conosco, pois na CTPS digital dos colegas e na minha não consta pagamento de parcela alguma, e ainda está a informação de SUSPENSA POR AUDITORIA 2, um absurdo termos que nos humilhar para isso, já mandei e-mail para tudo que foi lugar, e ninguem da retorno algum.

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 3 semanas Quarta-Feira | 7 agosto 2024 | 17:51

Boa tarde.

As empresas que abri chamado por e-mail e pelo FalaBR conseguiram os benefícios para os funcionários.
Anexei o print do mapa do Google mesmo e as certidões negativas.
Os funcionários receberam as duas parcelas no dia 02/08.

Apenas 2 empresas ainda não tiveram liberação.
Uma porque possui um débito de Simples Nacional, que não deveria trancar, pois falava-se apenas em débitos do INSS.
Depois de 28 dias tive o retorno por e-mail, onde eles solicitam a Certidão Negativa atualizada da empresa.
Já enviei, agora é aguardar para ver se libera dessa empresa.

A outra empresa também tive o retorno apenas hoje, onde eles solicitam a comprovação de que a empresa está em local atingido.
Pedem um Formulário da Defesa Civil (FIDE).
Alguém sabe onde encontrar esse tal FIDE???

Abaixo o e-mail com o retorno do MTE.
"Em atenção a manifestação de V. S.ª. ao indeferimento a adesão ao Apoio Financeiro instituído pela MP nº 1.230/2024, alterada pela MP nº 1.234/2024, e, regulamentada pela Portaria MTE nº 991/2024, que objetiva enfrentar a calamidade pública e suas consequências sociais e econômicas decorrentes dos eventos climáticos ocorridos no Estado do Rio Grande do Sul, destinado aos trabalhadores com vínculo formal de emprego, vimos informar que a elegibilidade ao Apoio financeiro está condicionado à localização do(s) estabelecimento(s) da(s) empresa(as) em área(s) efetivamente atingidas, em Municípios em estado de calamidade ou situação de emergência, conforme delimitação georreferenciada, determinada pela Defesa Civil.
Desta forma, se o requerimento de adesão do seu estabelecimento foi indeferido, mas está ou esteve DIRETAMENTE ATINGIDO, pode ter sido pelo limite da área georreferenciada. Neste caso, solicita-se responder este e-mail juntando relatório fotográfico que identifique o estabelecimento e a área diretamente atingida, informando as respectivas coordenadas geográficas, bem como o Formulário de Informações do Desastre (FIDE) da Defesa Civil (Municipal ou Estadual) ou Declaração da Defesa Civil Municipal.
Ademais, requer-se atenção ao disposto no Art. 14 da Portaria MTE n° 991/2024 que estabelece que não receberão o referido Apoio Financeiro os empregados de empregadores em débito com o sistema da seguridade social."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.